sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Príncipe ou sapo?


Essa foi criada em coautoria com meu amigo Alexandre Simas.

Diz uma lenda (pra mim, toda história tem um quê de lenda) que em 1849 a colônia Dona Francisca surgiu graças a um contrato assinado entre a Sociedade Colonizadora de Hamburgo e o príncipe francês François Ferdinand Phillipe Louis Marie. Ele ganhou as terras que hoje formam a cidade de Joinville como dote pelo casamento com a princesa Francisca Carolina, filha de Dom Pedro I.

A história é mais ou menos assim: com o destronamento de seu pai, o rei francês Luís Felipe, em 1848, o Príncipe de Joinville - herdeiro do trono - começou a sofrer com as dificuldades financeiras. Dono da Sociedade Colonizadora Hamburguesa, o senador alemão Mathias Schroeder comprou em 1848 de Leonce Aubé, o procurador do príncipe, oito das 25 léguas recebidas como dote. O príncipe francês e a princesa brasileira jamais conheceram o embrião da cidade que futuramente levaria seu nome.

Pois então... Cheia de pompa e orgulho de si, essa terra já foi conhecida como cidade da bicicleta, cidade das flores, cidade da dança e, por causa da lenda, cidade dos príncipes...
Cidade de príncipes?

Que nada!!

Joinville é um sapo que não ganhou o beijo da princesa.

E do jeito que chove, só sendo sapo, mesmo!

Imagem extraída do site www.camaraschroeder.sc.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário